A Pastoral da Saúde do Hospital organiza todo mês ações em homenagem a São Camilo de Lellis. Uma delas é a passagem da Capelinha de São Camilo de Lellis pelos setores do Hospital, com o intuito de transmitir paz, motivação e fé.
Quem foi São Camilo de Lellis?
São Camilo era italiano de Abruzzo, mais precisamente da cidade de Bucchianico. Em 1550, ano de seu nascimento, sua família carregava no sangue virtude, coragem e brio dos que lutaram nas Cruzadas.
Sua história é marcada por dedicar a vida em servir, por espírito de caridade aos doentes, por isso, tornou-se protetor dos enfermos e dos Hospitais. Fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos na cidade de Roma, Itália, que tinha como objetivo promover a saúde, prestar assistência aos doentes, valorizar o ser humano e a vida em todos os aspectos.
O Santo morreu no dia 14 de julho de 1614 e em 1886 foi declarado por Leão XIII junto a São João de Deus protetor de todos os enfermos e dos Hospitais do mundo católico. São Camilo de Léllis foi canonizado e os Camilianos cresceram no país.
Ficou célebre seu grito, junto aos profissionais da saúde de sua época (século XVI), que ainda hoje, não perdeu a atualidade: "mais coração nas mãos, irmão".