15 de setembro de 2020.
Hoje foi realizada uma Missa e Procissão em comemoração ao Dia do Camiliano - 15 de setembro


Quem foi São Camilo de Lellis?
São Camilo de Lellis (1550- 1614) é o Santo Padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. Ficou célebre seu grito, junto aos profissionais da saúde de sua época (século XVI), que ainda hoje, não perdeu a atualidade "mais coração nas mãos, irmão".
Como os Camilianos chegaram no Brasil?
Tudo começou bem à camiliana, num hospital de Pádua, com um sacerdote doente, Teófilo Sanson, pároco em Sete Lagoas, Arquidiocese de Mariana, e os capelães que o deixaram edificado com seu zelo pastoral. Sugeriu-lhes uma fundação na sua diocese, oferecendo, inclusive, sua casa paroquial como residência inicial. O superior da comunidade, Pe. João Lucca, interessou-se pela proposta. Era fevereiro de 1922, mês da conversão de São Camilo, ponto de partida de uma “nova escola de caridade”, uma “plantinha” que, segundo o Fundador, estenderia seus ramos pelo mundo.
Os primeiros Camilianos - Por que a data 15 de setembro?
Os escolhidos para virem para o Brasil foram os padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma. Desembarcaram no Rio de Janeiro no dia 15 de setembro. O primeiro ponto de apoio dos camilianos no Brasil foi o Colégio Santa Rosa, em Niterói.