Com foco na melhoria da rede de atenção à saúde na Grande Florianópolis, o secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi, realizou nesta segunda-feira (25) uma visita técnica ao Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass. A agenda teve como objetivo avaliar a estrutura da unidade e discutir estratégias para otimizar o atendimento prestado à população.
Acompanhado da secretária adjunta da pasta, Cristina Pires Pauluci, e da secretária municipal de Saúde de Biguaçu, Ana Flávia de Almeida e Silva, o titular da Saúde estadual percorreu as instalações do hospital, conferindo de perto o funcionamento dos setores e o fluxo de atendimento aos pacientes.
“Visitamos as estruturas do Hospital Regional de Biguaçu, conferimos todas as disponibilidades do hospital, fluxo de trabalho e pudemos discutir um pouco sobre o papel do Hospital de Biguaçu na rede da Grande Florianópolis. Conforme a determinação do governador Jorginho Mello, a Secretaria de Estado da Saúde deve estar dentro do processo, orientando todas as atividades e otimizando ao máximo a capacidade de atendimento existente”, destacou Demarchi.
Com 86 leitos — sendo 10 de Unidade de Terapia Intesiva (UTI) adulto e outros 10 destinados à UTI neonatal — o hospital municipal atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência em obstetrícia, oferecendo pronto-atendimento, consultas ambulatoriais e atendimento especializado 24 horas, além de realizar cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais agendados pelas Unidades Básicas de Saúde da região.
“O Hospital Regional Helmuth Nass é uma referência para Biguaçu e toda a região. Trabalhamos diariamente para garantir um atendimento de qualidade e humanizado, e a parceria com o Governo do Estado é fundamental para fortalecer essa missão. A visita técnica de hoje representa mais um passo importante nesse caminho de aprimoramento dos serviços”, destacou Ana Flávia de Almeida e Silva, secretária de Saúde do município.
O Governo do Estado mantém apoio financeiro ao hospital por meio do Programa de Valorização dos Hospitais, que assegura recursos para complementar o custeio de cirurgias eletivas e para o fortalecimento da estrutura hospitalar. A unidade também recebe repasses federais aos serviços ofertados à comunidade.
“A presença do secretário e da equipe estadual reforça o compromisso com a qualificação contínua do nosso trabalho. Temos uma equipe dedicada e uma estrutura que pode ser cada vez mais potencializada com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Esse diálogo técnico é fundamental para que possamos avançar no atendimento à população com mais resolutividade e humanização”, afirmou Giordana Biancon Gandolfi, interventora do Hospital Regional de Biguaçu.
Durante o encontro, também esteve presente a gerente Regional de Saúde da Grande Florianópolis, Fabiane Mendes de Melo, que acompanhou as discussões técnicas voltadas à qualificação dos serviços prestados.
A visita reforça o compromisso da atual gestão municipal com o fortalecimento da saúde pública regionalizada, garantindo maior eficiência no uso dos recursos e ampliando o acesso da população a atendimentos de qualidade.
Foto: Gabriela Ressel Ascom/SES