O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, sob intervenção municipal desde 14 de julho de 2025, recebeu nesta terça-feira (12) representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) para uma nova visita de fiscalização.
As irregularidades apontadas em 2024 pelo CRM-SC, sob a gestão anterior da Beneficência Camiliana do Sul, já foram amplamente tratadas pela equipe interventora. Ressalte-se que, à época, a empresa médica contratada falhou em atender as exigências do Conselho, comprometendo ainda mais a qualidade dos serviços.
Em setembro deste ano, o Conselho realizou outra fiscalização, cujas pendências foram completamente resolvidas e formalmente respondidas pela Direção Técnica do Hospital.
Surpreendentemente, o CRM-SC decidiu aplicar uma interdição ética parcial, com base na Resolução CFM n.º 2.062/2013, negando-se ainda a verificar, in loco, o cumprimento integral das exigências previamente apontadas, mesmo com a solicitação formal feita pela equipe interventora. Tal recusa é lamentável e prejudica o esforço ativo e contínuo para garantir melhorias nos serviços.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o diálogo e a qualidade do atendimento. Ressaltamos que os serviços aos pacientes internados seguem funcionando normalmente, prestados com dedicação pela equipe assistencial.