outubro de 2020.
Hoje, 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação em diversas partes do mundo. A data foi implementada para alertar sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade.
Em tempos de pandemia, as pessoas precisaram readequar hábitos do dia a dia devido ao isolamento social recomendado. Essa mudança tem gerado muito estresse, que acaba sendo descontado na comida. Diante disso, ter uma alimentação saudável e equilibrada ainda é o melhor caminho para o fortalecimento do sistema imunológico, o que poderá ajudar na recuperação de uma possível contaminação. Para estimular o sistema imunológico deve-se optar sempre por refeições coloridas e variadas como - frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais integrais e proteínas, preferindo sempre os alimentos in natura e minimamente processados.
O isolamento social pode contribuir com a baixa exposição solar, levando a deficiência de vitamina D. Recomenda-se banhos de sol regularmente, nas primeiras horas do dia como auxílio para produção dessa vitamina tão importante para nosso corpo, tendo em vista que apenas os alimentos ricos em vitamina D como: carnes, peixes, fígado, leite, cogumelos, etc, não suprem a necessidade diária sozinhos.
Ressalta-se a importância em priorizar os alimentos in natura e diversificar ao máximo para aproveitar os nutrientes de cada um deles. Evitar alimentos industrializados e processados, pois contém flavonoides, espessantes, edulcorantes, corantes, emulsificantes, entre outros aditivos que modificam os alimentos. Além disso, são alimentos ricos em açucares, gorduras, óleos e amidos refinados que consumidos em excesso fazem mal a nossa saúde.
Estabelecer uma rotina no cardápio, fazendo as refeições à mesa, com horários propostos para evitar o consumo exagerado de alimentos fora de horário.
Nutricionista do Hospital Neusa Finger Zwirtes